Painel Brasileiro da Obesidade
Buscar
Estudo avaliou os efeitos de 12 semanas de prática de HITT sobre parâmetros de metainflamção em pacientes com obesidade grave
André Derviche Carvalho
23 de abr de 2025 (atualizado 23 de abr de 2025 às 11h03)
A modalidade HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade em inglês) é uma abordagem de exercício físico eficaz para conter a inflamação causada por quadros de obesidade. Além disso, o protocolo apresentou vantagens como baixo custo de implantação e pouco tempo para prática. Os resultados são de um estudo da Univille (Universidade da Região de Joinville).
A pesquisa avaliou os efeitos de 12 semanas de prática de HIIT sobre parâmetros de metainflamção em pacientes com obesidade grave. Os indivíduos foram atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de Joinville e participaram de uma abordagem coletiva, com acompanhamento nutricional e psicológico. O conceito de metainflamação é usado para descrever um quadro de inflamação subclínica crônica associado a uma disfunção metabólica.
Acompanhe todas as novidades da iniciativa
Nesse sentido, a prática de exercício físico surge como uma forma de diminuir a inflamação no adipócito causada pela obesidade. “O exercício físico pode ser um grande aliado neste processo. Ele é um antinflamatório natural, porque ele promove a produção de citocinas anti inflamatórias que vão contrabalancear o efeito no adipócito”, explica a professora Deise Moser, integrante dos grupo Mecanismos de Saúde e Doença, da Univille.
Outra conclusão do estudo foi que o modelo HIIT pode ser replicado na atenção básica à saúde, na prevenção primária e secundária da obesidade.
A atividade física como um todo apresenta diversos benefícios à saúde. Isso porque, com o movimento, os músculos do corpo contraem, inibindo a inflamação de adipócitos. Essas são as células que compõem o tecido adiposo e são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano. Enquanto isso, a falta de exercícios físicos pode levar ao aumento da adiposidade abdominal.
Assim, a modalidade de treino HIIT é uma boa estratégia de cuidado da obesidade. De acordo com a pesquisa, ela mostrou-se eficaz e segura no tratamento de pessoas com obesidade grave e algumas comorbidades controladas. Confira as vantagens do HIIT:
Tags
Em alta
Últimas
Soluções locais em saúde e mobilidade ganham destaque no Obes(C)idades 2025
‘Não há como produzir cuidado estigmatizando uma pessoa’, diz nutricionista
Ganho de peso na gravidez traz riscos à mãe e ao bebê
Cirurgia bariátrica: influenciadora revela desafios e transformações
Envelhecimento saudável é desafio em países em desenvolvimento