Câncer Infantil: Suplemento Especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública

Agenda

Buscar

Descrição do evento

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) fará o lançamento do suplemento especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública sobre câncer infantil. Este suplemento especial destaca as realizações conjuntas da Repartição Sanitária Pan-Americana, do Hospital Infantil de Pesquisa St. Jude e dos Estados Membros e lembra que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a plena implementação da estrutura CureAll da OMS no Américas.

O evento faz parte das atividades de observação do Mês de Conscientização do Câncer Infantil – setembro de 2023 – e será realizado em espanhol, inglês, francês e português, e terá tradução simultânea. Todos os anos, mais de 280 mil crianças em todo o mundo são diagnosticadas com câncer, 90% das quais vivem em países de rendimento baixo e médio, onde o tratamento não está disponível ou é inacessível.

A falha do tratamento é comum e multifatorial, incluindo falha no diagnóstico, diagnóstico incorreto, tratamento inacessível ou abandonado, morte tóxica (relacionada ao tratamento) e recaída excessiva em todo o mundo, com o resultado de que apenas 1 a cada 5 crianças com câncer sobrevivem em países de baixa e média renda, em comparação com mais de 80% nos países de rendimento elevado.

Para combater esta desigualdade, em Setembro de 2018, a OMS lançou a Iniciativa Global para o Câncer Infantil (GICC) com o objetivo de alcançar pelo menos 60% de sobrevivência das crianças com câncer até 2030. Se implementada com sucesso, estima-se que mais um milhão crianças com câncer poderiam ser salvas na próxima década.

Data e hora:

qui, 26 de out, 13h00