Painel Brasileiro da Obesidade
Ficha da publicação
Nome da publicação: Primeiros 2.200 dias de vida como janela de oportunidade de atuação multidisciplinar relativa à origem desenvolvimentista de saúde e doença: posicionamento da Associação Brasileira de Nutrologia
Autores: Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, Durval Ribas Filho, Virgínia Resende Silva Weffort, Fábio da Veiga Ued, Carla Cristina João Nogueira-de-Almeida, Fábio Baiocco Nogueira, Marcelo Luis Steiner, Mauro Fisberg
Fonte: International Journal of Nutrology
Publicado em: 2022
Tipo de arquivo: Artigo de periódico
Introdução: A partir do início do século XXI, um novo conceito começou a emergir nos meios científicos e sociais: os primeiros 1.000 dias de vida. Nessa mesma linha um movimento internacional iniciado no mesmo período começou a discutir sobre a “origem desenvolvimentista da saúde e da doença”. Inúmeros problemas que acometem o ser humano em todo seu ciclo de vida têm seu início nos primeiros anos e, muitas vezes, podem ser evitados ou minimizados quando precocemente reconhecidos e abordados. O presente documento discute, com base na literatura científica, a ideia de expansão da janela de oportunidades para um período de 2.200 dias, englobando desde a fase préconcepcional até o final do quinto ano de vida. Métodos: Foram revisados de forma integrativa os artigos científicos publicados até o ano de 2022 nas bases de dados Pubmed/Medline, SciELO, Google Acadêmico e Lilacs, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. A busca de artigos foi direcionada aos temas referentes a alvos de intervenção que pudessem impactar na saúde presente e futura da criança. Resultados: Foram estudados aspectos biológicos, sociais e psicológicos em cinco fases: préconcepcional, gestacional, primeiro ano, segundo ano e terceiro ao quinto ano de vida. Os dados obtidos mostram a importância de ampliação do período de maior atenção profissional no começo da vida. Conclusão: A Associação Brasileira de Nutrologia recomenda a janela de 2.200 dias (100 dias na pré-concepção + 270 dias de gestação + 1.830 dias do primeiro ao quinto ano de vida) como período ideal de atuação profissional com vistas à garantia de saúde presente e futura das crianças.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Conheça os planos de assinatura aqui
Diversas doenças que surgem no curso da vida têm sua origem nos primeiros anos de vida. Discutir os acontecimentos dessa fase da infância é essencial para prevenir ou minimizar seus impactos no futuro.
Expandir o debate sobre a janela de oportunidades para promoção da saúde e prevenção de doença para os primeiros 2.200 dias, englobando do período pré-concepcional até os cinco anos de vida.
Esta revisão integrativa da literatura encontrou evidências de que:
Diante deste contexto, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) recomenda que: