Painel Brasileiro da Obesidade
Ficha da publicação
Nome da publicação: Agenda de Incidência PBO 2025: Agenda Legislativa e do Executivo
Autores: Painel Brasileiro da Obesidade
Fonte: Instituto Cordial
Publicado em: 2025
Tipo de arquivo: Legislação
Tipo de estudo: Revisão
A "Agenda Legislativa e do Executivo 2025" do Instituto Cordial, por meio do Painel Brasileiro da Obesidade (PBO), apresenta uma estratégia para combater a obesidade no Brasil, baseada em ciência de dados e articulação intersetorial. O PBO visa zerar o crescimento da obesidade e conter sua prevalência até 2030, alinhado aos planos do Ministério da Saúde, recomendações da OMS e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Conheça os planos de assinatura aqui
A Agenda Legislativa 2025 reforça que a obesidade é uma doença crônica não transmissível e multifatorial, associada a outras doenças graves e com muito estigma e exclusão social, mas apesar de sua magnitude, ela ainda é subnotificada e tratada de maneira fragmentada nas políticas públicas. A Agenda traz o tema para o centro das discussões políticas, direcionando a discussão para organizar e priorizar propostas legislativas que melhorem o cenário da obesidade no país.
Contribuir para a formulação e aprimoramento de políticas públicas que reconheçam a obesidade como uma DCNT, garantam cuidado multiprofissional e promovam a prevenção, a visibilidade e a defesa dos direitos.
A Agenda Legislativa 2025 organiza nove projetos de lei prioritários apontando que o manejo da obesidade no Brasil exige uma mudança estrutural na forma como o tema é reconhecido, tratado e monitorado pelas políticas públicas. O documento evidencia a necessidade de:
Em síntese, a Agenda reforça que o manejo da obesidade deve ser tratado como uma política de Estado, com ações sustentáveis que articulem saúde, educação, economia e direitos humanos para construir políticas públicas mais justas, efetivas e sustentáveis, capazes de conter o avanço da obesidade e promover o bem-estar de milhões de brasileiros.