Entre teorias e práticas: o estigma da obesidade em serviços de saúde

Biblioteca

Entre teorias e práticas: o estigma da obesidade em serviços de saúde

Entre teorias e práticas: o estigma da obesidade em serviços de saúde
Acusar erro

Publication sheet

Nome da publicação: Entre teorias e práticas: o estigma da obesidade em serviços de saúde

Authors: Instituto Cordial

Source: Painel Brasileiro da Obesidade, Instituto Cordial

Published in: 2022

Country: Brasil

File type: Working Paper

Kind of study: Revisão

Link to the original

Summary

A obesidade ganhou destaque na pauta nacional e internacional. Sua complexidade e multifatoriedade tornam o processo de cuidado um desafio, tanto para os profissionais de saúde quanto para as pessoas com obesidade. Ainda mais em relação ao estigma relacionado ao peso, uma das principais barreiras a ser superada. Muitas vezes, este tipo de preconceito está presente nos serviços de atenção, o que pode prejudicar, ainda mais, a saúde e a qualidade de vida das pessoas com obesidade.

Nessa perspectiva, o presente Working Paper pautou-se em identificar a literatura científica sobre práticas estigmatizantes realizadas em serviços de saúde e, assim, estimular atitudes que priorizem o cuidado e a atenção integral aos indivíduos com obesidade.

O foco dessa pesquisa foram as práticas estigmatizantes realizadas dentro dos serviços de saúde (consultórios, ambulatórios, hospitais, policlínicas, entre outros). Com o intuito de trazer um retrato atual, este trabalho buscou experiências vivenciadas por pessoas com obesidade nos últimos cinco anos, durante o cuidado com a saúde em diferentes momentos do atendimento, como no acolhimento, na consulta e nos exames.

A partir da análise, foram propostas uma série de possibilidades para reduzir as práticas estigmatizantes nos serviços de saúde, para que profissionais da saúde, gestores e membros de organizações envolvidas com a temática possam se sensibilizar em relação às práticas cotidianas e, assim, reduzir o estigma da obesidade.